A atividade física no pós-parto tem inúmeros benefícios, como acelerar a perda de peso, melhorar o bem-estar da mulher, além de favorecer a amamentação. Porém, quando devemos iniciar ou retomá-la?Após a cirurgia de cesárea, é recomendado que as mulheres sejam fisicamente ativas, retomem a atividade física regular o mais rápido possível. No entanto, é importante receber a liberação do seu obstetra antes de começar a se exercitar novamente. Existem diferentes modalidades de exercícios que podem ser realizadas durante o período de recuperação pós-parto, para começar quando você está retomando os treinos, como:
- Caminhada: é um ótimo exercício, devido ser de baixo impacto, o que significa que não há muita pressão sobre sua incisão cirúrgica e você também pode fazer devagar para evitar qualquer tipo de dor ou desconforto. Além disso, andar ajuda a manter suas articulações lubrificadas e melhora sua postura. Se você não estiver acostumada a fazer caminhadas regularmente, comece com alguns minutos por dia e aumente gradualmente o tempo conforme você fica mais forte e condicionada.
- Natação: bem indicado, pois permite que os músculos do corpo sejam trabalhados sem sobrecarregar a incisão cirúrgica.
- Ioga: outra ótima opção para as mulheres que estão procurando um exercício leve e tranquilo. Existem várias posturas de ioga que podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais.
- Pilates: ele fortalece os músculos abdominais profundos sem exigir grandes movimentos do tronco, reduzindo assim qualquer risco de lesões nas áreas afetadas pela cirurgia. Também melhora sua postura, flexibilidade e equilíbrio, todas coisas importantes para as mulheres que recentemente passaram por um parto normal ou cesariana. Procure sempre um profissional certificado para garantir que você esteja executando os movimentos corretamente e evitando quaisquer lesões desnecessárias.