ADOÇANTES ARTIFICIAIS SÃO SEGUROS?

Em 15 de maio de 2023, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um posicionamento sobre o uso de adoçantes sem açúcar (incluindo o acesulfame, aspartame, ciclamatos, sacarina, sucralose, estévia e seus derivados), alegando que não devem ser utilizados com a finalidade de controle de peso ou redução do risco de doenças crônicas e cardiovasculares.

A recomendação foi direcionada aos responsáveis pelas políticas de saúde, entretanto, a notícia se espalhou gerando dúvidas principalmente em pessoas que têm diabetes e utilizam o produto. Faz parte de um esforço para reduzir o consumo de açúcar e promover uma alimentação mais saudável, entretanto, não aborda o uso de adoçantes por pessoas com diabetes mellitus (DM) para controle da glicose, nem sugere que pessoas com DM consumam açúcar, demandando discussão antes de ser implementada como medida de saúde pública.

As entidades ressaltam que a obesidade é uma das principais causas de mortalidade global, e evidências mostram que o consumo excessivo de açúcar e alimentos ultraprocessados estão associados à essa condição, mas que os efeitos positivos da troca de bebidas açucaradas por aquelas com adoçantes sobre a perda de peso ainda precisam ser comprovados à longo prazo.

O consumo excessivo de açúcar está associado a diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, câncer e cáries. Substituir o açúcar por adoçantes pode ser uma alternativa para reduzir a ingestão total de açúcar (desde que não seja substituído pelo consumo de outros alimentos). Por outro lado, com base em estudos clínicos, os adoçantes têm sido considerados seguros, mas não possuem valor nutricional adicional benéfico.

O relatório da OMS menciona estudos observacionais que sugerem uma associação entre adoçantes e doenças crônicas, entretanto esses estudos não são conclusivos e não estabelecem uma relação de causa e efeito. Alguns estudos em animais indicam possíveis efeitos negativos dos adoçantes, como alterações na flora bacteriana, resistência à insulina e estímulo ao consumo de outros alimentos, mas esses dados não foram confirmados em humanos.

As evidências de malefício dos adoçantes nas doses usuais de consumo são muito mais limitadas em comparação com as evidências de malefício do consumo excessivo de açúcar, portanto, recomenda-se priorizar alternativas mais saudáveis, como frutas e alimentos sem adição de açúcar.

Em julho de 2023, a OMS, juntamente com a International Agency for Research on Cancer (IARC), Food and Agriculture Organization (FAO) e Joint Exper


Clique AQUI e faça sua reserva ou orçamento! 

CLIQUE NO BOTÃO E FAÇA DOWNLOAD DO E-BOOK

e-book receitas de spa

Cadastre-se e receba um E-Book repleto de receitas práticas e saudáveis especialmente elaboradas e testadas pelas nutricionas do Spa!

HERTIX

Radiofrequência corporal para tratamento de flacidez e produção de novas fibras de colágeno, garantindo melhor sustentação e firmeza da região de braços, interno de coxas e abdômen.

Bem Vindo(a), Solicite Seu Orçamento!