< "1" largura = "1" estilo = " display : none " src = "https://www.facebook.com/tr?id={your-pixel-id-goes-here}&ev=PageView&noscript=1" / >

A melhor forma de prevenir a depressão é cuidando da mente e do corpo!

A melhor forma de prevenir a depressão é cuidando da mente e do corpo!

Os melhores aliados para combater a depressão estão relacionados com uma alimentação saudável, além de praticar atividades físicas regulares!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os indícios de depressão estão relacionados com quadros de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É essencial identificar esses sintomas e procurar ajuda médica o quanto antes.

Lembrando que muito é importante distinguir a tristeza patológica, essas relacionadas acima,  daquelas momentâneas que são provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são possíveis de acontecer na vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares e dificuldades financeiras.

E como a atividade física e a  alimentação podem contribuir de forma positiva nesses quadros de depressão para minimizar os sintomas? 

O nosso cérebro precisa de certas vitaminas para funcionar normalmente, e fazendo a privação destes nutrientes por muito tempo é provável que um indivíduo comece a experimentar uma série de problemas neurológicos e emocionais. 

Alguns estudos mostram que a vitamina D é um desses nutrientes que podem melhorar a saúde mental, assim como o ômega 3, 6 e 9, presentes em óleo de peixe, ajudam a melhorar os transtornos de humor e previne recaídas depressivas. O zinco, selênio e as vitaminas do complexo B também são importantes para a saúde mental, principalmente a tiamina (vitamina B1) e a cianocobalamina (B12), que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

Já a prática de exercício físico, também é uma boa forma de prevenir e combater a depressão. Realizando de forma constante e moderada, tem benéficos significativos na saúde mental, podendo reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e autoconfiança, melhorar a cognição e diminuir o stress. O segredo está numa atividade que seja agradável, escolhendo modalidades em  que se sinta bem e realmente goste, para evitar a frustração.

Logo, atrelando uma rotina alimentar com esses alimentos presentes, e mais a prática de atividades físicas regulares poderá minimizar significativamente os sintomas de depressão.

Aqui, uma lista de quais alimentos consumir para garantir os nutrientes para melhorar a saúde mental:

  • Vitamina B6: carne vermelha, fígado, leite, iogurte, ovo e germe de trigo.
  • Vitamina D: peixes gordurosos (como salmão, atum, sardinha e cavala) e gema de ovo. Para ativar a vitamina D é importante expor ao menos 25% do corpo aos raios solares por 15 minutos todos os dias.
  • Zinco: carne vermelha, frutos do mar, leite e derivados, amendoim, amêndoas, pasta de amendoim caseira e leite de amêndoas.
  • Ômega-3: peixes de água fria (como salmão, arenque, cavala, sardinha e atum).
  • Ômega-6: óleos vegetais (como de soja, girassol e milho).
  • Vitamina B9: vegetais verdes-escuros, leguminosas (como feijões, lentilhas e ervilhas), frutas e nozes.
  • Vitamina B12: peixes, carnes, ovo, leite e derivados, kefir de leite e de água.

Fique atento também aos principais sintomas da depressão:

  • Alteração de peso (perda ou ganho de peso não intencional);
  • Distúrbio de sono (insônia ou sonolência excessiva  praticamente diárias);
  • Problemas psicomotores (agitação ou apatia psicomotora, quase todos os dias);
  • Culpa excessiva (sentimento permanente de culpa e inutilidade);
  • Dificuldade de concentração (habilidade diminuída de pensar);
  • Ideias suicidas (pensamentos recorrentes de suicídio ou morte);
  • Fadiga ou perda de energia constante;
  • Baixa autoestima,
  • Alteração da libido.

Importante: muitas vezes os sinais dessa enfermidade podem não ser reconhecidos no início, mas nunca devem ser desconsideradas possíveis ideias suicidas ou de autodestruição. 

...
Venha para o SPA São Pedro, temos uma equipe de profissionais da saúde que podem ajudar na melhoria da alimentação, neste caso destacamos o atendimento profissional com psicólogo, que tem como objetivo promover a saúde mental e o bem-estar. Além de profissionais que irão te ajudar a aprender a usar a atividade física a favor da sua saúde.

Clique AQUI e faça uma reserva ou orçamento! 

Bem Vindo(a), Solicite Seu Orçamento!!