< "1" largura = "1" estilo = " display : none " src = "https://www.facebook.com/tr?id={your-pixel-id-goes-here}&ev=PageView&noscript=1" / >

Prepare-se para a alimentação adequada no inverno!

Prepare-se para a alimentação adequada no inverno!

Apesar de não haver recomendações alimentares específicas para cada estação, algumas dicas podem ajudar a identificar sinais no nosso comportamento e direcionar para escolhas que nos ajudam a aproveitar o potencial máximo da alimentação neste período!

O período de inverno vêm chagando (de 21 de junho a 22 de setembro) caracterizado com a estação com mais baixas temperaturas., é muito comum ouvirmos pessoas manifestarem suas preferências pelas estações do ano: alguns gostam mais do inverno e comemoram quando chega o frio, outros, entretanto, ficam mais tristes e recolhidos nos dias do inverno, pois preferem os dias quentes do verão.

 Entretanto, independentemente das preferências pessoais, que são naturais e saudáveis, todos concordam que o organismo sofre impactos com as alterações de temperatura e que isso altera a nossa forma de se comportar e de se alimentar.

 Apesar de não haver recomendações alimentares específicas para cada estação, visto que a alimentação saudável é aquela que contempla alimentos em qualidade e quantidade adequada a cada organismo, respeitando as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares, algumas dicas podem ajudar a identificar sinais no nosso comportamento e direcionar para escolhas que nos ajudam a aproveitar o potencial máximo da alimentação neste período.

 Nos dias frios, um mecanismo fisiológico de controle de temperatura faz com que o organismo produza uma sensação de fome maior, para garantir a oferta de energia para manutenção da temperatura corporal ao longo do dia, por isso, é tão natural sentirmos mais fome e buscarmos alimentos mais calóricos como bebidas quentes cremosas e açucaradas, queijos, sopas quentes.

Por outro lado, nos dias frios, é comum deixar de consumir alimentos mais refrescantes como frutas frescas e saladas. Com isso, é importante ficarmos atentos para manter o equilíbrio, buscando fazer o consumo de frutas e verduras in natura e aproveitar receitas culinárias que utilizem esses alimentos na preparação.

Alguma dicas para preparar uma alimentação mais adequada no inverno:

  • Manter o consumo de frutas frescas disponíveis nessa época e aproveitar para fazer preparações como tortas ou bolos de frutas como maçã, morango, pera, banana, abacaxi, entre outras.  Além disso, é possível incluir frutas secas (uva passa, banana, damasco, figo) e sementes e oleaginosas para suprir a necessidade de energia, bem como de vitaminas e minerais.
  •  Não deixar de comer verduras e legumes, além das saladas. Elas podem estar presentes em preparações como tortas salgadas (abobrinha, escarola, brócolis), suflês, sopas, cremes e caldos. No caso de sopas, cremes e caldos, dar preferência para aqueles preparados com hortaliças e legumes ou, ainda, os preparados com base de leguminosas como feijões, ervilha e lentilha. Para incrementar, pode acrescentar alimentos fonte de proteína animal como frango, músculo bovino e até caldo de peixe. 
  • Atenção para hidratação. Mesmo nos dias frios é necessário manter a ingestão de água e líquidos fundamentais para o funcionamento do organismo. Apesar da menor sensação de sede nos dias frios, o organismo precisa manter a hidratação adequada. A redução desse sinal (sede) muitas vezes, faz com que as pessoas ingerem menos água do que é necessário e acabam se colocando em riscos de desidratação. Assim, é necessário ficar atento à quantidade de água ingerida por dia e aproveitar para beber os chás quentinhos que, além de hidratar, ajudam a manter o corpo aquecido. É importante variar e aproveitar o sabor dos chás e a enorme diversidade de sabores disponíveis, evitando colocar açúcar de adição.

 Lembre-se, mesmo no inverno, prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias do que alimentos ultraprocessados!

Que tal aproveitar e fazer algumas receitinhas saudáveis e te ajudar a desenvolver novos hábitos e habilidades culinárias? Temos um E-book  de receitas está disponível para venda no site do SPA, e pode te auxiliar a conquistar uma alimentação mais leve e saudável! 

Clique aqui para baixar e boa refeição.


Consulte Valores dos pacotes de estadia completa aqui no SPA! 

Bem Vindo(a), Solicite Seu Orçamento!!