Os alimentos ideais para melhorar o sono são aqueles ricos em nutrientes e fáceis de digerir. Existem alimentos ricos em nutrientes que ajudam a relaxar o corpo e promovem um sono reparador.
Quem nunca teve um dia em que não conseguiu dormir direito? Ou uma semana inteira em que o sono foi interrompido várias vezes? Esses períodos podem ser extremamente cansativos e atrapalhar o nosso dia a dia. A boa notícia é que existem alimentos que podem ajudar a melhorar o sono.
Hoje sabemos que noites de sono adequadas influenciam diversos aspectos relacionados à saúde, incluindo o menor risco de doenças neurodegenerativas, cardiovasculares e obesidade. Além de fatores como estresse e ansiedade, a alimentação aparece como um importante agente relacionado com a qualidade do sono.
Uma boa noite de sono depende principalmente da adequada produção de melatonina e serotonina, sintetizados a partir do aminoácido triptofano. E a disponibilidade desse nutriente depende da ingestão de alimentos como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, pinhão, nozes, amêndoas, castanhas e arroz integral, bem como da quantidade de aminoácidos neutros, incluindo a leucina, isoleucina e valina, visto que competem com o triptofano para atravessar a barreira hematoencefálica.
Por este motivo, a ingestão de proteínas em grandes quantidades diminui a captação de triptofano pelo cérebro. Por outro lado, a ingestão de carboidratos aumenta as concentrações cerebrais de triptofano à medida que ocorre o aumento dos níveis circulantes de insulina, por estimular a captação dos aminoácidos neutros pelo músculo esquelético, tornando o triptofano mais biodisponível para a síntese dos neurotransmissores.
As melhores fontes de carboidratos são os cereais integrais, como aveia, arroz integral, farelo de arroz e as frutas, como a banana, a maçã e a ameixa.
Além de preferir estes alimentos no período noturno, devemos evitar alimentos gordurosos e estimulantes, pois têm uma digestão mais difícil, causando desconfortos e prejudicando o sono. Já os Alimentos estimulantes, como aqueles estimulam o sistema nervoso, dificultando o processo do sono, por nos deixar mais alerta e agitados.
Vale lembrar da individualidade bioquímica de cada pessoa, pois alguns são mais sensíveis aos alimentos estimulantes do que outros.
...
Venha para o SPA São Pedro, e fale com um dos nossos profissionais para aprender a usar os alimentos a favor da sua saúde. Clique AQUI e faça uma reserva ou orçamento!