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O consumo diário de frutas, legumes e verduras por um futuro mais saudável para as nossas crianças!

Como despertar o interesse dos pequenos em consumir esses alimentos? 

Primeiramente, os alimentos devem ser explorados com cheiro e toque, através de brincadeiras lúdicas, livros e até idas ao mercado ou feira. E criar opções que chamem atenção dos pequenos é um grande aliado à introdução dos alimentos saudáveis que acompanhará desde a infância até a fase adulta.

É importante lembrar que todas as pessoas precisam de uma alimentação balanceada, repleta de nutrientes, como carboidratos, gorduras, proteínas e minerais. Porém, as crianças não só precisam desses nutrientes, mas em quantidades e diversidade em cada fase do seu desenvolvimento e crescimento.

Assim, mantendo um equilíbrio na alimentação com variedades de frutas, legumes e cereais, de preferência sempre bem colorida , a criança terá não só o interesse em saborear, mas garantirá as quantidade adequadas de cada nutriente.  

O exemplo mais importante deve vir dos pais e responsáveis pela educação alimentar em casa: a mudança nos hábitos e escolhas alimentares também passa pelos cuidados da família!

AQUI, DEIXAMOS ALGUMAS DICAS DE CONSUMO DE FONTES DE ALIMENTOS IMPORTANTES PARA AS CRINAÇAS E QUE NÃO PODEM FICAR FORA DO SEU CARDÁPIO DIÁRIO:

1. Alimentos de coloração alanjadas (como manga, cenouras, abóbora e laranja) são excelentes fontes de vitamina A.

2. O ovo é um aliado importante na saúde vascular e possui minerais como zinco, potássio e ferro. Além disso, possui fontes de vitamina A e D e rico em proteínas.

3. Leite e seus derivados são excelentes aliados contra a osteoporose, por ser uma importante fonte de cálcio e que ainda fornece ótimas quantidades de vitamina D.

4. Os peixes (preferencialmente de água salgada), são fontes de vitamina D e podem ser incluídos com mais frequência na alimentação dos pequenos, pois fornece gordura boa (o ômega 3) que ajuda a controlar os níveis de colesterol.

5. E não menos importate, o Sol, pois ajuda na produção da vitamina D.

Lembrando que, o Nutricionista tem papel essencial nesta transformação da alimentação das futuras gerações!

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