O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado no dia 17 de novembro. A campanha mundial “Novembro Azul” tem como objetivo alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de enfatizar a necessidade da realização de consultas médicas e a realização do exame de toque.
Câncer de próstata é o tumor que afeta a região da próstata, normalmente, ele cresce de forma lenta e não dá sinais da enfermidade ao longo dos anos. O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que o Brasil terá 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano entre 2023 e 2025. O INCA recomenda que os homens estejam atentos a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais rápido possível. O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte, porém a maioria cresce de forma lenta.
FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA E SEUS SINTOMAS
Existem fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença, os principais deles são:
- Histórico de câncer na família: são considerados do grupo de risco homens com parentes próximos (pai, irmão e tio) que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
- Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
- Idade, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
- Hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
- Exposições a minas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata. (INCA)
CÂNCER DE PRÓSTATA E SEUS SINTOMAS
Na fase inicial do câncer de próstata não há a presença de sintomas, no entanto alguns dos primeiros sinais podem ser observados:
- Dificuldade de urinar
- Sangue na urina
- Demora em começar e terminar de urinar
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Diminuição do jato de urina
- Dor na região dos testículos ou perto do ânus
EXAMES PARA IDENTIFICAR O CÂNCER DE PRÓSTATA
O câncer da próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames:
- Dosagem de PSA: exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico
- Toque retal: como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada. É rápido e indolor, apesar de alguns homens relatarem incômodo e terem enorme resistência em realizar o exame.
- A biópsia é o único procedimento capaz de confirmar o câncer.
- Outros exames de imagem também podem ser solicitados, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea (para verificar se os ossos foram atingidos).
TRATAMENTO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA
De acordo com o INCA, o tratamento mais adequado deve ser definido em consulta médica após avaliação dos seus riscos e benefícios.
Para doença localizada, que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos, a cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos.
Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um (INCA)
ENCERRAMENTO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL
O Novembro Azul é uma campanha mundial que tem como objetivo alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina como o câncer de próstata, tipo de câncer mais comum entre os homens e causa de morte desta população.
A melhor maneira de enfrentarmos o câncer de próstata e outras doenças é através do diagnóstico precoce, pois a efetividade dos tratamentos aumenta e assim a possibilidade de um prognóstico positivo e a cura da doença se tornam viáveis.
É necessário o suporte emocional efetivo através de tratamentos psiquiátrico e psicológico, que podem ser realizados no SPA São Pedro, através de sua equipe multidisciplinar, além de aderir a uma dieta saudável; relaxar, praticar atividades físicas e conquistar equilíbrio emocional, condutas que contribuem para um melhor prognóstico da doença.
A Campanha Novembro Azul se encerra nesta data, entretanto, reforçamos a necessidade de sensibilizar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e de doenças em geral e do cuidado integral à saúde em todas as etapas da vida.