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Cesárea: exercícios pós-parto e recuperação.

Cesárea: exercícios pós-parto e recuperação.

A atividade física no pós-parto tem inúmeros benefícios, como acelerar a perda de peso, melhorar o bem-estar da mulher, além de favorecer a amamentação. Porém, quando devemos iniciar ou retomá-la?

Após a cirurgia de cesárea, é recomendado que as mulheres sejam fisicamente ativas, retomem a atividade física regular o mais rápido possível. No entanto, é importante  receber a liberação do seu obstetra antes de começar a se exercitar novamente.

Existem diferentes modalidades de exercícios que podem ser realizadas durante o período de recuperação pós-parto, para começar quando você está retomando os treinos, como:

  • Caminhada: é um ótimo exercício, devido ser de baixo impacto, o que significa que não há muita pressão sobre sua incisão cirúrgica e você também pode fazer devagar para evitar qualquer tipo de dor ou desconforto. Além disso, andar ajuda a manter suas articulações lubrificadas e melhora sua postura. Se você não estiver acostumada a fazer caminhadas regularmente, comece com alguns minutos por dia e aumente gradualmente o tempo conforme você fica mais forte e condicionada.
  •  Natação:  bem indicado, pois permite que os músculos do corpo sejam trabalhados sem sobrecarregar a incisão cirúrgica.
  • Ioga: outra ótima opção para as mulheres que estão procurando um exercício leve e tranquilo. Existem várias posturas de ioga que podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais.
  • Pilates: ele fortalece os músculos abdominais profundos sem exigir grandes movimentos do tronco, reduzindo assim qualquer risco de lesões nas áreas afetadas pela cirurgia. Também melhora sua postura, flexibilidade e equilíbrio, todas coisas importantes para as mulheres que recentemente passaram por um parto normal ou cesariana. Procure sempre um profissional certificado para garantir que você esteja executando os movimentos corretamente e evitando quaisquer lesões desnecessárias.

Quando se trata de recuperação após uma cesárea, é importante dar ao seu corpo o tempo de se curar completamente antes de retomar a atividade física. Embora possa ser tentador começar a se exercitar logo após o nascimento do bebê, é importante esperar pelo menos quatro a seis semanas para que o tecido cicatrizante da incisão cirúrgica esteja completamente curado. Depois de esperar pelo tempo necessário, você pode começar lentamente com alguns exercícios leves para reacender os músculos.

Aproveite esse momento de readaptação e conte com a nossa equipe, especializada em acompanhamento pós-parto, com nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas.


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