< "1" largura = "1" estilo = " display : none " src = "https://www.facebook.com/tr?id={your-pixel-id-goes-here}&ev=PageView&noscript=1" / >

Covid-19 e aspectos psicológicos

Covid-19 e aspectos psicológicos

A pandemia da Covid-19 pode ser apontada como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo das últimas décadas. Perturbações emocionais e psicológicas na população ocasionadas pelo medo do contágio são inevitáveis.

A necessidade do distanciamento social gerada pela transmissibilidade do vírus também impactou diretamente as relações profissionais, familiares e os laços de amizade da grande maioria das pessoas.

Nesta fase pandêmica, pode-se afirmar que os sintomas depressivos e ansiosos são os mais comente observados, uma vez que sentimento de tristeza, angústia e medo recorrentes.

Como estratégia compensatória para lidar com essas emoções negativas, as pessoas podem recorrer ao consumo exagerado de alimentos altamente palatáveis que são ricos em gordura e açúcar, gerando ganho de peso.

Pode ocorrer também aumento da incidência de tabagismo, abuso de álcool, de medicamentos ansiolíticos e drogas. Como alternativa para o enfrentamento desta situação de crise, deve-se procurar manter uma rotina saudável que envolve alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e buscar regularidade do sono.

Para manter o equilíbrio da saúde mental pode-se fazer exercícios diários de respiração, relaxamento e meditação guiada podem ser alternativas viáveis para se fazer em casa.

Dica da nossa Psicóloga Vanessa Ponstinnicoff – CRP 06/85252
Psicóloga Clínica Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental


Venha para o SPA SÃO PEDRO, temos profissionais altamente treinados e especializados para atender pacientes com quadros clínicos diferenciados. Conheça mais aqui!

Bem Vindo(a), Solicite Seu Orçamento!!