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Exercícios pós-parto: diástase, estrias e flacidez

Exercícios pós-parto: diástase, estrias e flacidez

Praticar atividade física apoia para uma melhor recuperação no pós-parto, e é também uma grande aliada nesse processo, não só na recuperação, mas também na retomada para uma vida ativamente saudável e com mais saúde e bem estar para a mamãe!

A gestação para as mulheres é um dos momentos mais importantes e ao mesmo tempo, difícil da vida, e incluem diversos obstáculos e dificuldades que as mães encontram, e um deles é a retomada das atividades normalmente com a rotina anterior ao parto, e principalmente a retomada das atividades físicas.

Em uma pesquisa feita pela Fiocruz em 2014, aponta que 70% das mulheres brasileiras disseram optar por “dar à luz” em parto normal, e essa preferência se dá principalmente pelo desejo de uma recuperação mais tranquila e rápida no pós-parto, tendo assim, uma maior facilidade e chance de voltar à forma física depois da gravidez.

Para apoiar uma melhor recuperação da mulher no pós-parto, a atividade física é uma grande aliada nesse processo, não só de recuperação mas também de retomada a uma vida saudável com mais saúde e bem estar.  As mães podem praticar atividade física aproximadamente após 40 dias do parto, e é essencial a liberação do médico e a supervisão nesse processo.

Amamentar e exercitar consomem muita energia da mulher, logo, como conciliar essas duas coisas sem um desgaste físico? Bom, ao contrário do que muitas pensam, praticar atividade física no pós-parto não fez mal nenhum para o corpo por estar ainda em rcuperação, mas pelo contrário, acelera a perda de peso nesse período, pois como foi dito, a amamentação também demanda de um alto gasto de energia, e combinado com a atividade física a perda de peso, será muito mais fácil voltar ao corpo antes da gravidez.

É recomendado praticar a atividade física após a amamentação, e esvaziamento dos seios, aumentando o desempenho físico por não ter mais o peso do leite, além de que, praticar atividades aeróbicas promovem o aumento de ácido lático na circulação materna, provocando acidez do leite que causa cólicas nos bebês, por isso é muito importante esvaziá-los posteriormente a essas atividades.

Algumas recomendações a serem enfatizadas para as mães que desejam facilitar a perda de peso pós gravidez e começar a praticar atividade física de forma tranquila e saudável são:

  • É recomendado que se comece a praticar atividade física novamente após em média 40 dias do parto e com supervisão médica e de um profissional da saúde;
  • A retomada das atividades físicas devem ser individualizada e gradativa;
  • É importante lembrar de se exercitar somente após amamentar;
  • Indicado exercícios leves, como: posturais, respiratórios, de consciência corporal e com peso do próprio corpo;
  • Os exercícios devem ser orientados por um profissional de educação física, ou seja, não faça-os por conta própria;
  • É importante para as mamães começarem com caminhada, yoga voltada para pós-parto, exercícios com o peso do corpo e alongamentos. Os abdominais, elevação de quadril (ponte), agachamentos, remadas, flexão de panturrilhas, adução e abdução de coxas também podem ser realizados de maneira leve e respeitando as limitações de cada mulher.


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