< "1" largura = "1" estilo = " display : none " src = "https://www.facebook.com/tr?id={your-pixel-id-goes-here}&ev=PageView&noscript=1" / >

O papel da fisioterapia contra a pressão alta!

O papel da fisioterapia contra a pressão alta!

A pressão alta é um problema de saúde muito comum, que afeta milhões de pessoas no mundo todo. A boa notícia é que a fisioterapia pode ajudar a tratar a pressão alta e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Você já ouviu falar em fisioterapia para hipertensão arterial sistêmica (HAS)? Dentro da área da fisioterapia ela visa diminuir a pressão arterial sistólica (máxima) e diastólica (repouso) durante o exercício, além de melhorar o funcionamento do coração e reduzir o risco de complicações cardiovasculares.

Existem diversos tipos de exercícios que podem ser prescritos pelo fisioterapeuta, como aeróbicos, musculação, alongamento e tai chi chuan. Além disso, o fisioterapeuta também pode orientar sobre mudanças no estilo de vida, como perder peso, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool.

A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias e vem sendo considerada um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e atinge a população mundial adulta, representando um importante problema de saúde pública.

Dessa forma, os exercícios praticados por pacientes hipertensos, pode proporcionar impacto positivo sobre os níveis de repouso da pressão arterial, fazendo com que tenha um maior controle. E esse aumento da capacidade aeróbica está associado inversamente ao acúmulo de gordura e riscos cardiovasculares.

Nos últimos anos, diversos estudos têm demonstrado o papel da fisioterapia no tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Ela pode ser realizada com o objetivo de diminuir a  pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD), além de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, como o índice de massa corpórea (IMC), a gordura abdominal e o estresse oxidativo.

A fisioterapia pode ser uma ferramenta eficaz no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, pois associada à educação sobre os cuidados com a saúde cardiovascular resulta em uma redução significativa nos níveis de gordura abdominal . Os autores deste estudo concluíram que a fisioterapia é uma ferramenta útil no tratamento da hipertensão arterial sistêmica.

Como vimos, a fisioterapia é um excelente aliado na luta contra a pressão alta. Se você está sofrendo com esse problema, não hesite em procurar um profissional capacitado para te ajudar.

Aqui no SPA São Pedro contamos com uma equipe de fisioterapeutas que podem te auxiliar a conquistar uma vida mais saudável e sem pressão alta. Venha nos visitar!


Clique AQUI e faça uma reserva ou orçamento! 

Bem Vindo(a), Solicite Seu Orçamento!!